segunda-feira, 11 de abril de 2011

Filmes da Liberdade

            No âmbito das comemorações do 25 de Abril que se avizinham, e sendo esta uma data fundamental da fundação da nossa democracia, a Concelhia de Castelo Branco da Juventude Socialista irá realizar a actividade ‘Filmes da Liberdade’.


            Nos próximos dias 14 e 15 de Abril, no Cine Teatro Avenida, a Juventude Socialista irá organizar a projecção de dois filmes:

Quinta-feira dia 14 de Abril: 21:45 - Deus, Pátria e Autoridade, de Rui Simões.
      
      Filme de 1975 que nos mostra o funcionamento da sociedade portuguesa e a sua história desde 1910, a ideologia salazarista, o apoio da Igreja, a repressão e a guerra colonial até à libertação de Abril.

Sexta-feira dia 15 de Abril: 21:45 - Os Índios da Meia Praia, de António da Cunha Telles

            A Meia-Praia, comunidade piscatória próxima de Lagos, no Algarve, vive com o 25 de Abril de 1974 uma experiência original e exemplar. As velhas casas são substituídas por moradias de pedra erguidas pela população e nasce a esperança de constituição de uma cooperativa de pesca. Dúvidas, contradições e desgaste que um projecto de tal empenho implica e o primeiro acto eleitoral livre. [pós queda do regime].
 
            Na Sexta-feira, após o filme haverá lugar a uma tertúlia com a presença do Arquitecto José Afonso.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mafalda Serrasqueiro eleita Vice-Presidente da ECOSY – Young European Socialists



Mafalda Serrasqueiro, Secretária para as Relações Internacionais da Juventude Socialista e Presidente de Mesa da Comissão Política Concelhia da JS de Castelo Branco, foi eleita no passado Sábado, dia 2 de Abril, para as funções de Vice-Presidente da ECOSY – Young European Socialists, no X Congresso da organização realizado em Bucareste, na Roménia. A reunião magna dos jovens socialistas europeus elegeu Kaisa Penny (SONK – Finlândia) como nova Presidente e Thomas Maes (ANIMO – Bélgica) como novo Secretário-Geral.
Com esta eleição, a JS assegura a presença no Presidium da ECOSY por um quarto mandato consecutivo, depois dos mandatos como vice-presidente de Pedro Delgado Alves (2009-2011) e Francisco André (2005-2009).
A ECOSY, fundada em 1992, é a organização que reúne mais de 40 organizações de jovens socialistas europeus de países membros da União Europeia, bem como de alguns países candidatos à adesão, integrando ainda mais de 20 organizações com estatuto de observador. Desde 2010, tem vindo a desenvolver uma campanha centrada no combate ao desemprego jovem e à precariedade laboral à escala europeia.
A Concelhia da JS de Castelo Branco congratula-se assim com a eleição de uma sua militante, o que prova que também no Interior se encontram jovens quadros cujo valor é reconhecido internacionalmente.

JS realiza actividade sobre Reabilitação Urbana.



No passado dia 26 de Março de 2011, a Concelhia de Castelo Branco da Juventude Socialista, promoveu uma actividade sobre o tema da reabilitação urbana. Neste âmbito a JS visitou algumas das zonas requalificadas pela Câmara Municipal nos últimos anos, tendo de seguida reunido com o Presidente da Câmara Municipal para conhecer melhor o que tem sido feito e os programas existentes.

            A JS contou nesta actividade com a presença do Presidente da Câmara Municipal Joaquim Morão, da Deputada Hortense Martins, da Vereadora Maria José Baptista e do Arq. José Afonso.

            É do conhecimento geral que a política de desenvolvimento urbano seguida a partir de finais da década de 80, promovida pelos governos de Cavado Silva, provocaram um acentuado aumento da construção e especulação imobiliária que tem causado nós últimos anos muitos e reconhecidos problemas às nossas cidades.

            No seguimento destas políticas, Portugal tornou-se num dos países da UE com menor peso da reabilitação no sector da construção (em Portugal na década de 90 a construção para reabilitação em Portugal era apenas 10% do total, sendo na UE, em média, entre 40% e 50%), bem como um maior crescimento do sector da construção (no mesmo período Portugal tornou-se no maior consumidor de cimento per capita da UE com o dobro do consumo e 4 vezes o consumo médio mundial).

            Apenas com a subordinação da construção ao ordenamento do território que surgiu nos governos de António Guterres se criaram as condições para a inversão desta política. No entanto, no quadro actual, a maioria das responsabilidades dessa mudança cai no âmbito das políticas municipais.

            Nesse sentido a JS de Castelo Branco verificou com satisfação o considerável esforço que tem sido feito nesse sentido na nossa cidade. Nos últimos mandatos foram investidos, pela Câmara Municipal, mais de 7 milhões de euros apenas na aquisição de imóveis para requalificação, ao qual acresce todo o investimento em obras e infraestruturação das zonas envolventes.

            Existe também hoje uma política de arrendamento a preços controlados de uma parte destes imóveis requalificados, que é fundamental para trazer pessoas e jovens ao centro da cidade e para o repovoar.

            A JS salienta também a criação recente de um gabinete para a requalificação que permitira aprofundar esse trabalho, bem como o desenvolvimento de regras para a requalificação da zona histórica que permitirá conservas os traços fundamentais característicos da nossa cidade.

            Por último, não podemos deixar de salientar a aprovação, a 17 de Março, em Conselho de Ministros da resolução nº 20 de 2011, relativa à requalificação urbana que vem facilitar e agilizar vários aspectos fundamentais para a promoção da requalificação urbana. Este parece-nos um sinal claro que mesmo em tempos de dificuldade esta é uma aposta fundamental do país que está a ser abraçada pelo Partido Socialista e pelo Governo.