No passado fim de semana, dias 16, 17 e 18, em Lisboa, realizou-se o XVII Congresso Nacional da Juventude Socialista, no qual a Concelhia de Castelo Branco participou, com os seus 3 Delegados eleitos, num total de 14 que estiveram presentes do nosso Distrito.
A Delegação foi composta pelo Presidente da Concelhia, Gonçalo Clemente Silva, pelos militantes Cláudia Sanches Pires e Pedro Dâmaso, para além de Mafalda Serrasqueiro, Presidente da Comissão Política Concelhia, membro da anterior Direcção Nacional da Juventude Socialista e, por esse motivo, Delegada Inerente ao Congresso.
No Congresso foi eleito Pedro Delgado Alves como Secretário-Geral da Juventude Socialista e integram a sua lista à Comissão Nacional (órgão máximo entre Congressos) Gonçalo Clemente Silva, em 8º lugar, e Cláudia Sanches Pires, como 13ª suplente. Pedro Dâmaso foi indicado como 18º suplente à Comissão Nacional do Partido Socialista.
Em anexo enviamos os dois Votos apresentados ao congresso pela militante Mafalda Serrasqueiro, um de Louvor pela luta pacífica do povo do Sahara Ocidental e outro de Protesto pela adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), ambos amplamente aplaudidos na Sessão de Encerramento, mas que apenas serão votados na primeira reunião da Comissão Nacional, previsivelmente, em Setembro. Nesta reunião, será ainda eleito o Secretariado Nacional, bem como a Comissão Política da JS e os cinco militantes indicados pela JS como inerentes à Comissão Política Nacional do Partido Socialista.
A Concelhia da Juventude Socialista de Castelo Branco congratula-se pela acção política desenvolvida neste congresso, que considera ter sido muito positiva, e pelo reconhecimento atribuído ao trabalho desenvolvido pelos militantes desta estrutura, que se verifica pela melhor representatividade de sempre da Concelhia de Castelo Branco nos órgãos nacionais da Juventude Socialista.
Gonçalo Clemente Silva
Presidente da Concelhia da JS de Castelo Branco